Monografias

Epilepsia e preconceito em dois livros autobiográficos contemporâneos. Débora Sol Ferreira Freire Souza. Orientadora: Profª Dra. Margarida de Souza Neves. Departamento de História. Junho de 2009.

Letras tristes: a experiência da epilepsia em escritos autobiográficos do final do século XIX ao início do século XX. Samantha Valério Parente Souza. Orientadora: Profª Dra. Margarida de Souza Neves. Departamento de História. Dezembro de 2009.

Educar as creanças anormaes: práticas policiais, médicas e pedagógicas na internação de crianças com epilepsia no início do século XX. Roberto Cesar Silva de Azevedo. Orientadora: Profª Dra. Margarida de Souza Neves. Departamento de História. Dezembro de 2009.

Epilepsia e criminalidade nos manuais de medicina legal. 1909 – 1964. Aline dell’Orto Carvalho. Orientadora: Profª Dra. Margarida de Souza Neves. Departamento de História. Dezembro de 2009.

Entre o Sacerdócio e a Ciência: a auto-representação dos médicos (1850-1906). Rebecca Coscarelli Cardoso Bastos. Orientadora: Profª Dra. Margarida de Souza Neves. Departamento de História. Dezembro de 2008.

Entre a Ciência e o Preconceito. Afrânio Peixoto, epilepsia e crime. Maria Aparecida dos Santos. Orientadora: Profª Dra. Margarida de Souza Neves. Departamento de História. Junho de 2008.

Um Império e duas medicinas. A Introdução da Homeopatia no Brasil na década de 1840. Luana Oliveira de Azevedo. Orientadora: Profª Dra. Margarida de Souza Neves. Departamento de História. Junho de 2008.

Dois Quadros da Desordem: mudanças no discurso médico sobre epilepsia entre 1859 e 1905. Leonardo Martins Barbosa. Orientadora: Profª Dra. Margarida de Souza Neves. Departamento de História. Dezembro de 2007

Danação dos homens, Salvação da sociedade: epilepsia e exclusão social no Brasil da segunda metade do século XIX. Mariana Lapagesse de Moura. Orientadora: Profª Dra. Margarida de Souza Neves. Departamento de História. Junho de 2007

Epilepsia. Raça e Gênero. Preconceito e pensamento médico brasileiro. 1859-1906. Aderivaldo Ramos de Santana. Orientadora: Profª Dra. Margarida de Souza Neves. Departamento de História. Dezembro de 2006

História e Memória da Hanseníase no Brasil do século XX: o Olhar e a Voz do Paciente. Mariana Santos Damasco. Orientadora: Profª Dra. Margarida de Souza Neves. Departamento de História. Junho de 2005
 

 

©Portinari

Uma História Social da Epilepsia
no Pensamento Médico Brasileiro

História - PUC-Rio